top of page

Complexo Metropolitando Expandido de São Paulo

     O presente trabalho tem como objetivo fazer uma explanação sobre o complexo metropolitano expandido de São Paulo, ressaltando sua composição e características, bem como, das regiões que o compõem. O Complexo Metropolitano Expandido de São Paulo, ou “macrometrópole”, é dividido em três tipos de área: quatro regiões metropolitanas, três aglomerados urbanos e duas microrregiões.

     A Macrometrópole Paulista tem em sua composição 173 municípios, abrange 27% dos municípios do Estado, 20 % da área territorial e 74% da população do Estado. Seu PIB é em torno de 83% de todo o Estado, e sua participação no PIB nacional é em torno de 28%. A Macrometrópole também possui 2 portos e 22 aeroportos. Das regiões que compõem a Macrometrópole, as quatro regiões metropolitanas são: RM de São Paulo, RM de Campinas, RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte e RM da Baixada Santista.

    Os três Aglomerados Urbanos são: AU de Jundiaí, AU de Sorocaba e AU de Piracicaba. As duas Microrregiões são: MR da Bragança Paulista e MR de São Jorge. As regiões Metropolitanas comportam patrimônios importantes, assim como algumas atividades, tais como: centro de decisões políticas do estado, centro de serviços diversificados e especializados (telecomunicações, cultura, educação, saúde, transportes e gastronomia), polo de turismo da américa latina, centro gerencial e administrativo (sede de multinacionais), complexo aeroportuário exportador (centro de distribuição de cargas), centro tecnológico, com ênfase em informações e telecomunicações.

    Os Aglomerados Urbanos, por sua vez, tem forte presença de atividades industriais e agronegócio, possui centro de serviço terciário, polo turístico (Circuito das frutas), potencial para o turismo ecológico, boa qualidade da água, diversidade (do tradicional setor de fiação de tecelagem até o de componentes aeronáuticos), distrito industrial e incubadora de empresas. Enquanto isso, as Microrregiões de Bragança Paulista e São Roque possuem serviços na área da agropecuária e de turismo, estâncias turísticas e hidrominerais, principais produtos hortifrutigranjeiros (floricultura, gado de leite e corte, dentre outros), indústrias (confecção, calçados, embalagens plásticas, tijolos e bebidas), bem como predominância de chácaras de recreio e estâncias turísticas, possuindo, assim, uma economia bem diversificada (indústria e serviços).

05/08/15     Autores: Antonia Jaine, Maria Suzy e Andreza Santos

bottom of page