Economia Regional e Urbana
Iniciativas em Cidades e Cambio Climático (ONU Habitat)
Iniciativas em Cidades e Cambio Climático é um programa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos ONU-HABITAT desenvolvido para América Latina e Caribe.
O objetivo desse programa é fortalecer as capacidades locais para combater os impactos das mudanças climáticas nas cidades, para que no ordenamento do território e gestão urbano-ambiental, alcançem um desenvolvimento urbano sustentável. Mitigando e adaptando as cidades para as mudanças no clima.
Para estudar as mudanças climáticas, existe o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) que é o órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global.
Diversas conferencias foram e são feitas com o intuito de discutir os problemas do meio ambiente, uma delas foi a ECO-92, no Rio de Janeiro, quando foi assinada a Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima.
A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática do Rio de Janeiro -1992 definiu: “Compreende-se por Mudança Climática a mudança no clima , produto da atividade humana que modifica a composição da atmosfera no nosso planeta, todo isto somado á variabilidade natural do clima observada durante períodos comparáveis”.
No Brasil, os principais fatores que ocasionam o cambio climático são: mudanças do uso do solo e florestas, queima de combustíveis fosseis ( transportes, industrias e outros setores), processos industriais, emissões evasivas e incineração de resíduos.
Segundo a Atlas Bras. De desastres naturais, os desastres naturais mais recorrentes no Brasil, qualificados percentualmente, são, 54% estiagem e seca, 21% inundação brusca, 12% inundação gradual e 2% outros.
Os efeitos das mudanças climáticas serão diferentes para as diferentes regiões do Brasil, de acordo com o pesquisador José Marengo, o Brasil é vulnerável às mudanças climáticas atuais e, mais ainda, às que se projetam para o futuro, especialmente quanto aos extremos climáticos. Ele explica que as áreas mais vulneráveis compreendem a Amazônia e a região Nordeste, conforme registrado no Relatório de Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Além da Rio-92, houve também a Rio+20, também realizada no Brasil, que tinha como principal objetivo da Rio+20 foi renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. Foi, portanto, uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92).
Outro importante projeto sobre o meio ambiente foi o Protocolo de Kyoto, que foi realizado na cidade de Kyoto (Japão) e é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes.
Algumas cidades são exemplo no tocante à tentativa de mitigação das mudanças climáticas, como Rotterdam (Holanda), Veneza (Itália), Londres (Reino Unido) e Miami (Estados Unidos).
24/08/15 Autores: Sara Gonçalves, Marta Rodrigues e Cicero Bruno